Reunião pra cá...reunião pra lá...mas, afinal...o que fez a Copenhague ??


Os grandes temas ambientais de 2010

Cop15-negociaciones-1
Foto: ONU

O World Resources Institute é um prestigiado “think tank” que promove pesquisas sobre formas práticas de proteger a Terra e melhorar a qualidade de vida da população. Todos os anos, ele apresenta uma série de temas ligados ao meio ambiente que terão repercussão no período que se inicia.

Há alguns dias, a instituição apresentou os grandes temas ambientais para 2010, confira. 

Copenhague não selou um novo acordo, mas apresentou uma mudança nas esferas do pode.

-Repercussões da COP15 e equilíbrio de poder. A cúpula de Copenhague foi um fracasso no tocante à criação de um novo acordo climático, mas representou uma mudança de protagonismo dos países em vias de desenvolvimento e das nações desenvolvidas. Países como Brasil, México, Indonésia, África do Sul, China e Índia apresentaram surpreendentes metas de cortes de emissões. Além disso, o acordo não foi endossada pelas nações europeias, mas por quatro países em desenvolvimento e os Estados Unidos. Agora, o WRI passou a chamar os Estados Unidos, China, India, Brasil e África do Sul de "o novo C5", um grupo de nações que representa mais da metade da população mundial e das emissões do mundo. Este novo equilíbrio de poder é um dos temas a ser acompanhado este ano.  

-Metas ambientais da China. Se o país continuar  a promover a compra de energias renováveis entre as empresas e substituir antigas fábricas poluidoras por versões mais eficientes, demonstrará seu compromisso em reduzir a poluição e cortar emissões, aumentado sua credibilidade junto à comunidade internacional.  

-Desmatamento. O desmatamento e o reflorestamento serão temas cruciais em 2010. Apesar das discussões e esforços se concentrarem em evitar o desmatamento de regiões como Amazônia, partes das Indonésia e do Congo, a recuperação de áreas degradadas aparece como uma interessante alternativa para reduzir emissões e também para reativar economias locais em países em desenvolvimento. 

 -Política climática dos Estados Unidos. Como o país é um dos maiores emissores de gases do efeito estufa do mundo, as atenções estarão voltadas para a possível votação de uma lei climática em 2010. Recentemente, a Agência de Proteção Ambiental reconheceu que os gases do efeito estufa são prejudiciais à saúde. 

 Estes temas estarão em alta até a nova cúpula climática que o México sediará no final do ano. Mas no começo de janeiro, já podemos vislumbrar um ano bastante movimentado na esfera ambiental.  

Fonte: WRI.org

0 comentários:

Postar um comentário