Cancer de pele
Trabalho criado pelos alunos do ensino médio a fim de incentivar o estudo sobre o Câncer e a combatê-lo.

PERIGO Fundo do oceano Ártico vem liberando metano, potente gás-estufa e um dos vilões do aquecimento global, muito rápido




RIO - Grandes quantidades de um gás-estufa, o metano, 30 vezes mais potente que o CO2, estão sendo liberadas em um ritmo acelerado de um lago congelado no norte da Sibéria, sendo mais um agravante do aquecimento global, segundo cientistas internacionais liderados por Natalia Chakhova e Igor Semiletov, da Universidade Fairbanks, no Alasca. O estudo mostra que cerca de 8 milhões de tonelada por ano são liberadas nesta região, o equivalente ao que se imaginava ser liberado por ano por todos os oceanos do mundo. O estudo foi publicado na revista Science.
O que não se sabe, contudo, é se as emissões são recentes ou se já vêm ocorrendo há séculos sem que ninguém tenha notado. O metano analisado foi o permafrost (o solo permanentemente congelado) debaixo do oceano. A barreira está perfurada e por isso grandes quantidades de gás vêm escapando. Foram recolhidas cinco mil análises entre 2003 e 2008.
- O permafrost debaixo do oceano está perdendo sua capacidade de imperbeabilidade - disse Natalia Shakhova, que explicou que a concentração média de metano no Ártico é de aproximadamente 1,85 parte por milhão, a maior em 400 mil anos.

Cientistas decifram genes de 170 bactérias que habitam o organismo humano



RIO - O sistema digestivo do ser humano é como um zoológico. De bactérias. Segundo cientistas de um consórcio internacional, coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica francês (INRA), que estão catalogando os milhões de genes dos 170 tipos de bactérias que habitam o tubo digestivo de uma pessoa, ter uma boa variedade e uma boa quantidade desta população no organismo faz bem à saúde. Foram decifrados 3,3 milhões de genes, 85% do genoma das bactérias. O estudo foi publicado na edição desta quarta-feira da Nature.
Conhecer esta enorme variedade de genes que os humanos carregam, segundo os cientistas, pode ajudar a descobrir novas medidas terapêuticas na área da nutrição, de obesidade, de tratamento da flora intestinal.
- As bactérias controlam o planeta, incluindo o nosso corpo - disse um dos autores do estudo, Jeroen Raes, pesquisador do Laboratório Europeu de Biologia Molecular na Alemanha.
Os pesquisadores investigaram 124 adultos e descobriram que a maioria dos sistemas digestivos tem muito em comum: pelo menos 57 espécies de bactérias habitavam quase todos os humanos. No total, foram catologadas mil espécies diferentes.