Representação esquemática das diversas camadas da pele



Animação representando as diversas camadas da pele
disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10200/pele.swf

O que é o Câncer?

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.


Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formada de mais de um tipo de célula. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele é denominado carcinoma. Se começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou cartilagem é chamado de sarcoma.

Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (metástases).

disponível em http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=322

Teste

Este teste simples disponivel http://boasaude.uol.com.br/tools/cancer.cfm ajudará na avaliação de seu risco pessoal em contrair um câncer de pele.

Mutação das bases nitrogenadas de uma seqüência de DNA



O link abaixo contém uma animação com o objetivo de dentificar o que é uma mutação em uma seqüência de DNA. Apresenta, de forma simplificada, um exemplo de mutação das bases nitrogenadas de uma seqüência de DNA

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11132/mutacao.swf

Como o cancer pode ser tratado hoje?


A animação que explica como o cancer pode ser tratado hoje está disponível no endereço  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10936/tratamento_cancer.swf observe