Curiosidade...

Porque chove tanto em São Paulo?


O calor aumenta a evaporação, gerando mais umidade, e as temperaturas ainda estão acima da média. Resultado: muita chuva.



Os 45 dias seguidos de chuva foram o resultado de uma combinação de fatores. O repórter Fábio Turci foi ouvir os especialistas.

Só muda a hora e o lugar, mas que o temporal vem, ninguém tem dúvida. E chuva, em São Paulo, nesta época, é um caos.

No Sudeste do Brasil, o verão é a estação mais chuvosa do ano. Isso pela combinação de dois fatores: muito calor e muita umidade no ar. O calor faz essa umidade subir, formam-se as nuvens e chove. O que está acontecendo este ano, segundo pesquisadores, é que a umidade está ainda maior.

O professor da USP Pércio Ambrizzi explica que o ar já vinha muito úmido desde o inverno e a primavera do ano passado. É que houve o aquecimento do Oceano Pacífico, o chamado fenômeno El Niño, e até o do Oceano Atlântico. 

O calor aumentou a evaporação da água do mar. Ou seja: mais umidade. Para piorar, São Paulo está com temperaturas 1,5ºC acima da média.

Resultado: chuva, muita chuva. E quando toda essa água cai do céu, empurra o ar e forma os ventos fortes que vêm derrubando árvores em São Paulo.

“Se você tem uma região como São Paulo por exemplo. Ruas estreitas, aquele ar sendo deslocado, ele é canalizado, ele acelera e adquire momento, força. É um prato cheio para empurrar essas árvores como se fossem simplesmente pequenas arvorezinhas”, explicou Pércio Ambrizzi.

Em janeiro, choveu o dobro da média, em São Paulo. Nos cinco primeiros dias de fevereiro já choveu 60% do esperado para o mês inteiro.

“Esse janeiro foi o segundo mais chuvoso da história. Significa que a gente já teve isso no passado em 1947. Agora num cenário de um planeta mais aquecido eventos extremos de chuva devem ocorrer com mais freqüência”, acredita Giovani Doliff, meteorologista do CPTEC-Inpe.

Fonte::http://jornalnacional.globo.com