Resumão do Enem






A prova objetiva




A estrutura da prova objetiva do Enem está baseada na verificação de cinco competências e 21 habilidades, que totalizam 63 questões. A leitura atenta das questões e estar por dentro dos principais assuntos da atualidade são fundamentais para um bom desempenho. Para se sair bem o aluno deve ser capaz de articular diversas idéias, utilizando os conhecimentos de diferentes disciplinas. Veja o que são as competências e habilidades e aproveite nossas dicas de estudo.

Como se dar bem no Enem?


Prova em mãos. Agora é hora de respirar fundo, mandar a tensão e a ansiedade para bem longe e tentar colocar em prática tudo o que você sabe. Procure maneiras de resolver a prova da forma mais calma e tranqüila possível. Separamos algumas dicas que podem ajudá-lo:
• Inicie a prova pelas questões da disciplina que você tenha mais facilidade.
• Evite começar pela redação e dedique, no mínimo, uma hora para ela.
• Desista da idéia de ficar tentando decorar o conteúdo das matérias de Ensino Médio. Lembre-se que a prova não pede fórmulas, mas avalia a sua capacidade de associar idéias e resolver problemas.
• Estar antenado com as últimas notícias, ajuda na interpretação de alguns enunciados.
• Até o dia da prova, evite exageros. É importante descansar e se alimentar adequadamente para evitar desgaste físico ou psicológico no dia do exame.

Cuidado! Sua redação pode ser anulada


Nos exames seletivos, a redação é um ‘fantasma’ para muitos estudantes. Por excesso de ansiedade ou tensão, pode-se cometer alguns deslizes que comprometem a avaliação de seu texto. Confira o que a sua redação NÃO pode conter:
• Textos a lápis serão automaticamente anulados pela banca examinadora. Escreva a sua redação a caneta preta ou azul.
• Produza um texto que possua mais de dez linhas, mas que também não ultrapasse a área destinada a ele.
• Nunca use palavrões em seu texto. Sua nota certamente será zerada.
• Esqueça os desenhos, sinais, rabiscos e assinatura ao fim do texto. É regra: o examinador não pode saber quem é você.

Como fazer uma boa Redação




Focada em temas sociais, a prova de redação do Enem pede que o aluno, além de seguir a estrutura do texto dissertativo e as normas da língua culta, demonstre estar atualizado sobre o que acontece em nossa sociedade e que apresente propostas para solucionar o problema abordado. Confira as nossas dicas de estudo e de como se organizar para produzir um bom texto durante a realização do exame.
 

Redação: Quais os temas possiveis ?

Segundo Dorivan Ferrreira, coordenador do Enem no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), as seguintes temáticas pedem atenção especial:
• Olimpíadas

• Meio ambiente

• Violência

• Terrorismo internacional:
  O que é terrorismo?
 Depois do 11 de setembro
Confira abaixo os temas de redação já cobrados nas edições anteriores do Enem:
2007
“O desafio de se conviver com as diferenças”
2006
“O poder de transformação da leitura”
2005
“O trabalho infantil na sociedade brasileira”
2004
“Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?”
2003
“A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?”
2002
“O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?”
2001
“Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?”
2000
“Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional?”
1999
“Cidadania e participação social”
1998
“Viver e aprender”

Ardi: a descoberta mais impressionante de 2009

HUMAN-EARLY/
Qual seria a aparência do ancestral mais antigo do homem? Chimpanzé, a maioria diria. Pois bem, parece que nosso ancestral não era bem assim…
Ardipithecus ramidus (ou “Ardi”, para os íntimos) é considerado por muitos cientistas o mais antigo fóssil hominídeo já encontrado, datado de 4,4 milhões de anos atrás! Seu esqueleto foi exposto ao mundo em outubro, numa edição especial da prestigiosa revista cientifica Sciencee está sendo considerada a descoberta do ano. Tim White, da Universidade de Berkley, e 47 outros pesquisadores demoraram mais de 15 anos para publicar esses achados. Mas por que Ardi é tão especial?
Ardi é um dos pouquíssimos esqueletos bem conservados de hominídeos. Cientistas acreditam que Ardi pode ser um dos nossos ancestrais mais antigos, após nossa divergência com chimpanzés.
capa_192_253Acredita-se que hominídeos e chimpanzés tenham divergido há aproximadamente 7 milhões de anos. Até a descoberta do esqueleto de Ardi, muitos paleontólogos acreditavam que nosso ancestral comum com chimpanzés seria mais parecido com chimpanzé do que com humano (análises de DNA indicam que atualmente o nosso parente vivo mais próximo é o chimpanzé, pois tem mais de 98% de similaridade como nosso genoma).
Realmente Ardi não se parece nada com Lucy, o ancestral humano mais antigo e mais estudado até então, com 3,2 milhões de anos. A surpresa é que Ardi também não se parece com chimpanzés. Ardi está mais para um tipo de hibrido com características bastante peculiares… Eu explico, mas antes vamos discutir um pouco sobre a história (ou melhor, pré-história) dos hominídeos e sua importância na árvore evolutiva humana.
Hominídeos são nossos primeiros antepassados bípedes. Repare que, para ser caracterizado um hominídeo, o esqueleto fóssil tem que demonstrar habilidade de caminhar sem o auxílio das mãos. Chimpanzés não são capazes de andar por longas distâncias em duas pernas. Na verdade, nenhuma outra espécie de primata é bípede a maior parte do tempo como nós. Evidências fósseis e rastros de pegadas preservadas indicam que o bipedalismo ocorreu assim que a linhagem humana divergiu dos antigos macacos africanos.
Alguns cientistas acreditam que o bipedalismo foi essencial para o desenvolvimento da cultura humana, pois liberou nossas mãos para carregar grandes quantidades de comida além de possibilitar a manipulação de ferramentas. Análises do esqueleto fossilizado de Ardi indicam que sua bacia tem capacidade de equilíbrio para caminhar com 2 pernas e há evidências de que a posição de sua cabeça era ereta e não curvada para frente, como nos chimpanzés.
Outra evidência do bipedalismo em Ardi veio da reconstituição dos ossos da mão. Concluiu-se que a estrutura dos ossos é bem mais frágil do que o observado em chimpanzés, que têm adaptações específicas para subir em árvores e caminhar apoiados nos ossos do metatarso. Essa característica pode indicar que as adaptações na mão e pulso, desenvolvidas por chimpanzés, provavelmente ocorreram após a divergência com humanos.
Em que o Ardi se diferencia dos humanos, então? Ardi tem o polegar opositor aos dedos da mão, como humanos modernos e como Lucy, mas também possui o polegar opositor aos dedos do pé. Essa característica facilita a caminhada e movimentação em ambientes como galhos de árvores. A presença do polegar opositor no pé não é observada em humanos modernos e nunca tinha sido observada em nenhum outro hominídeos até então.
Ainda que não totalmente confirmada, essa observação modifica a nossa visão do ambiente em que os antepassados dos humanos viviam. De acordo com C. Owen Lovejoy, outro autor envolvido no projeto, os primeiros ancestrais dos humanos não moravam nas Savanas como anteriormente previsto, mas sim em florestas.
Em resumo, as interpretações do grupo de Tim White levantam muitas questões interessantes sobre nossos ancestrais, mas principalmente nos fazem rever a forma de pensar sobre a evolução dos primeiros hominídeos. Aparentemente, não adianta simplesmente olhar características dos chimpanzés modernos e assumir relações evolutivas entre nós. Os chimpanzés também evoluíram 6 a 7 milhões de anos até os dias de hoje. Mais recursos têm que ser investidos para estudar a árvore evolutiva dos chimpanzés – até hoje poucos fosseis foram encontrados.

Doença rara faz menino de 11 anos envelhecer 5 vezes mais rápido


Um menino de 11 anos que sofre de uma rara doença genética está envelhecendo a uma velocidade cinco vezes maior do que seus colegas de classe e sofre de artrite e outras condições relacionadas à velhice.Harry Crowther, de West Yorkshire, na Inglaterra, sofre de progéria atípica, uma forma um pouco menos severa da progéria clássica conhecida como síndrome de Hutchinson-Guilford.
O menino, que é menor do que outros garotos da sua idade, não tem gordura corporal e suas feições faciais são semelhantes às de um paciente da síndrome clássica - sua expectativa de vida, porém, pode ser mais alta.
doença da velhice BBCGaroto deve manter dieta de baixa caloria (Foto: PA)




A pele de Harry já começou a afinar, seu cabelo cresce lentamente e os ossos de seus dedos e da clavícula começaram a erodir.No início de abril, ele teve confirmado o diagnóstico de artrite, depois de começar a sentir dor em suas juntas.O menino toma analgésicos quatro vezes por dia e faz hidroterapia para ajudá-lo a suportar a dor e exercitar as juntas.
A doença de Harry Crowther é tão rara que seu caso é o único confirmado no Reino Unido. Em todo o mundo, apenas 16 casos são conhecidos, segundo o Great Ormond Street Hospital, onde o menino recebe tratamento.Por sua condição ser tão rara, os médicos não sabem exatamente quais seus prognósticos.Os pacientes dessa doença normalmente só apresentam sintomas depois do primeiro ano de vida, mas apesar de ter notado "algo estranho", os pais de Harry só conseguiram confirmar o diagnóstico quando ele tinha sete anos de idade, em um exame nos Estados Unidos."Eu vi algumas marcas no corpo de Harry, mas nosso médico disse que se tratavam apenas de marcas de nascença", disse a mãe dele, Sharron. "Mas como as marcas se tornaram mais pronunciadas, pedi para consultar um especialista."
"Muitos especialistas tiveram dificuldades em diagnosticar Harry. No fim, alguém disse que, por sua aparência, Harry poderia sofrer de algum tipo de progéria, então fomos ao centro médico UT Southwestern, em Dallas, para confirmar o diagnóstico."Ao ouvir a notícia, a reação da família foi mista.
"Inicialmente, ficamos aliviados por saber que não era a progéria clássica de Hutchinson-Gilford, que é muito mais séria", disse Sharron. "O lado ruim é que não há outras famílias com quem possamos falar sobre isso. O Harry é o único menino do país com a doença."
A expectativa de vida de pacientes de progéria clássica vai até a adolescência, mas há casos de pacientes da síndrome atípica que viveram até mais de 30 anos de idade.O jovem, que também é escoteiro e anda de skate e bicicleta, tem que manter uma dieta baixa em gorduras e realizar atividades físicas, mas ele fica cansado rapidamente."A doença não para Harry - ele segue vivendo", disse sua mãe.Sua saúde tem que ser monitorada constantemente, já que pacientes da doença costumam desenvolver problemas cardíacos.A doença é causada por uma mutação no gene LMNA (conhecido como o gene do envelhecimento), que faz com que ele envelheça a uma velocidade muito mais rápida do que o normal.A família do menino criou uma página no Facebook para divulgar informações sobre a doença e ajudar outras pessoas que tenham sintomas semelhantes e não tenham conseguido diagnosticar a doença.
Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/04/doenca-rara-faz-menino-de-11-anos-envelhecer-5-vezes-mais-rapido.html