Pra quem assistiu "A mosca"

            "Filme de ficção científica e genética! Bom meio de se aprender. Assim que assistimos o filme "The fly" (" A mosca " de David Cronnerberg - 1986) o professor de Biologia, Wagner Souza, nos deu a tarefa de assimilar quais dos aspectos do filme que tinham a ver com a Genética. No começo fiquei um pouco encucada com essa história mas resolvi botar a cabeça pra funcionar e rever o filme com os olhos de um cientista. No filme o cientista depois de algumas experiências em sua maquina transportadora de moléculas resolve por acaso ser a própria cobaia em um de seus momentos.O que ele não esperava é que ele não estava sozinho dentro da cápsula de mapeamento. Quem o fazia companhia? Uma mosca! Acontece aí uma verdadeira fusão, que não é instantânea mais vai tomando-o pouco a poucoA mosca passa a compor a estrutura genética do cientista que paulatinamente vai assumindo as características "psicológicas" e físicas do inseto, numa espécie de evolução."



           "Eles passam a ser um só e neste caso o cientista não é uma mosca, mas também não é um ser humano "completo". Para reverter a situação, o cientista acredita que somente a participação de um outro ser humano no experimento é que pode trazê-lo de volta ao normal.O que chama a atenção é a ideia de mutação. A modificação genética que acaba resultando tambem numa mudança de comportamento e no desaparecimento completo das características de um dos envolvidos. Em ambos os filmes, a personagem humana cede espaço para o inseto. Não sei até que ponto os insetos são agressivos, pois os humanos demonstram certa agressividade após a mutação. Isto fica bastante evidente nos dois filmes. Talvez a latente agressividade humana desfaça a barreira do senso-comum e através da mutação se estabeleça completamente no cumprimento dos instintos de sobrevivência.
           O filme mostra caso fosse possível uma alternativa como a sugerida no filme, a solução para o tratamento de doenças, principalmente as hereditárias, como por exemplo o Albinismo. Poderia ser quebrado as moleculas de DNA e enxertado na cadeia novas moleculas sem defeito algum, assim aniquilando a doença ou anomalia.
           Confesso... o filme é "um pouco" (muito) nojento, mas aprendi um pouco mais sobre hibridização, fusão, mutação e algumas características interessantes (nojentas) do inseto."
                                     
                                                                 (Elâine Lidia - 3º ano)