Folheto Cancer de Pele: A informação pode salvar vidas




Sem informação não viria o conhecimento e sabedoria. Por isso deixemos bem claro a questão de cancer de pele.Façamos o auto exame. Faço-lhe uma pergunta....voce conhece cada canto de seu corpo?? não?? mas é bom saber,assim notaras todas as tranformações que acontecerem no mesmo.
Fiquemos atentos a qualquer sintoma que coincidir ao cancer de pele.Se alguma mancha apareceu no seu corpo e lhe incomoda é bom saber como ele surgiu e o pricipal o que ele é.
Pessoas que trabalham ao ar livre sempre ficam muito expostos ao sol e isso não é muito bom. Pois como sabemos os raios solares vem acompanhados com radiações e as tais são perigosissimas se em exesso.Mas se quiserem, amigos curiosos, saberem mais sobre esse assunto é só clicar no link acima. Garanto que irão encontrar o que estão procurando.

Radiação UV

http://www.nasa.gov/centers/goddard/images/content/160659main_OZONE_thinnest.jpgA radiação UV que atinge a Terra se divide em radiação UVA e UVB (os raios UVC não atingem a Terra):

Radiação UVA
Maior parte do espectro ultra violeta, a radiação UVA possui intensidade constante durante todo o ano, atingindo a pele praticamente da mesma forma durante o inverno ou o verão. Sua intensidade também não varia muito ao longo do dia, sendo pouco maior entre 10 e 16 horas que nos outros horários. Penetra profundamente na pele, sendo a principal responsável pelo fotoenvelhecimento. Tem importante participação nas fotoalergias e também predispõe a pele ao surgimento do câncer. O UVA também está presente nas câmaras de bronzeamento artificial, em doses mais altas do que na radiação proveniente do sol.
 Radiação UVB
Sua incidência aumenta muito durante o verão, especialmente nos horários entre 10 e 16 horas quando a intensidade dos raios atinge seu máximo. Os raios UVB penetram superficialmente e causam as queimaduras solares. É a principal responsável pelas alterações celulares que predispõem ao câncer da pele.
                                         Considerações importantes
1) Apenas os raios UVB causam as queimaduras solares portanto, o fato de você não ter ficado vermelho, não significa que sua pele não sofreu a ação danosa da radiação UV, porque o UVA não causa queimaduras mas danifica a pele. Aquele sol de inverno que pareceu não causar problemas porque você não se queimou nada, na verdade também está prejudicando sua pele favorecendo, principalmente, o seu envelhecimento, da mesma forma que as câmaras de bronzeamento artificial.
2) A quantidade de UVA emitida por uma câmara de bronzeamento pode chegar a ser 10 vezes maior que a da luz solar. Pode-se imaginar o dano causado à pele por este tipo de tratamento. Dano este que só vai aparecer com o passar dos anos. O uso destas câmaras para bronzeamento deve ser evitado apesar das alegações de que não fazem mal à pele. Elas provocam o envelhecimento precoce e predispõem ao surgimento do câncer da pele.
3) O FPS representa apenas a proteção contra o UVB. Alguns filtros solares já trazem também o fator de proteção contra o UVA.
4) EVITE OS HORÁRIOS ENTRE 10 E 15 HORAS. Este é o pior horário para se expor ao sol devido à grande intensidade da radiação UVB, principal causadora do câncer da pele. Se você tem que se expor ao sol neste horário, proteja-se intensamente com protetores solares de FPS alto, use chapéus, roupas e barracas. Quem tem a ganhar é você.

É triste pensar que a natureza fala e que o género humano não a ouve.