Cientistas decifram genes de 170 bactérias que habitam o organismo humano



RIO - O sistema digestivo do ser humano é como um zoológico. De bactérias. Segundo cientistas de um consórcio internacional, coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica francês (INRA), que estão catalogando os milhões de genes dos 170 tipos de bactérias que habitam o tubo digestivo de uma pessoa, ter uma boa variedade e uma boa quantidade desta população no organismo faz bem à saúde. Foram decifrados 3,3 milhões de genes, 85% do genoma das bactérias. O estudo foi publicado na edição desta quarta-feira da Nature.
Conhecer esta enorme variedade de genes que os humanos carregam, segundo os cientistas, pode ajudar a descobrir novas medidas terapêuticas na área da nutrição, de obesidade, de tratamento da flora intestinal.
- As bactérias controlam o planeta, incluindo o nosso corpo - disse um dos autores do estudo, Jeroen Raes, pesquisador do Laboratório Europeu de Biologia Molecular na Alemanha.
Os pesquisadores investigaram 124 adultos e descobriram que a maioria dos sistemas digestivos tem muito em comum: pelo menos 57 espécies de bactérias habitavam quase todos os humanos. No total, foram catologadas mil espécies diferentes.

0 comentários:

Postar um comentário