No Ano Internacional da Biodiversidade, o foco também está em reverdecer as cidades




2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade, e além de ações para conservar florestas, também estão em foco projetos para ampliar as áreas verdes em várias cidades do mundo. 

Segundo Sci.Dev, as cidades de Curitiba (Brasil), Nagoya (Japão), Montreal e Edmonton (Canadá), Joondalup (Austrália) e Bruxelas (Bélgica) podem se tornar exemplos de conservação e promoção de espaços verdes dentro de seus territórios.  

Estas cidades integram um plano de ação que pretende reduzir a perda da biodiversidade, com a expansão de parques, corredores verdes, plantação de árvores e o envolvimento dos cidadãos na educação ambiental.  

O plano foi aprovado durante a 2ª Reunião de Curitiba sobre Cidades e Biodiversidade, evento organizado pela ONU de 6 a 9 de janeiro na capital paranaense , e será apresentado na Conferência das Partes sobre Diversidade Biológica da ONU (COP10) em outubro, no Japão.  

Os resultados das ações implementadas nas cidades participantes serão medidos por um Índice de Biodiversidade Urbana, que avaliará aspectos como a proporção de áreas verdes e o orçamento destinado a projetos de biodiversidade. 

 Por que um plano com estas características é importante? Simples: os espaços verdes melhoram a qualidade do ar dos centros urbanos, amenizam o impacto das emissões de carbono, promovem uma melhor qualidade de vida e podem até promover o cultivo local de alimentos.  

Como o crescimento das cidades está provocando a perda de espaços verdes, é preciso promover um modelo que não atente contra a biodiversidade. Além de a grande maioria da população mundial viver em áreas urbanas, espera-se que dois terços dos habitantes do planeta morem em cidades até 2050 – o que torna esta iniciativa ainda mais vital.

Fonte:http://blogs.discoverybrasil.com/descubra-o-verde


0 comentários:

Postar um comentário