**Segunda Lei de Mendel



2ª - Lei de Mendel - Lei de Segregação Independente dos Genes não-alelos - Lei da Herança ou Lei da Geração Independente - Os fatores para duas ou mais características segregam-se no híbrido, distribuindo-se independentemente para os gametas onde se combinam aleatoriamente, ou seja, pelo acaso.
    Após estudar um único caráter, Mendel cruzou ervilhas que diferiam entre si em dois caracteres simultaneamente. Assim cruzou sementes de ervilhas homozigóticas ou puras amarelas e lisas como sementes puras verdes e rugosas. Na 1ª geração ou F1 obteve 100% de plantas com sementes amarelas e lisas. Por autofecundação de F1 obteve 4 fenótipos diferentes em F2, na proporção de: 9 amarelas lisas, 3 amarelas rugosa. 3 verdes lisas e 1 verde rugosa. 
    Designemos os genes: V – Gene para a cor amarela; – Gene para a cor verde; R – Gene para a forma lisa e r para a forma rugosa. Os cruzamentos efetuados e os resultados podem ser representados desta forma:

VR
Vr
vR
vr
VR
VVRR
VVRr
VvRR
VvRr
Vr
VR
Vr


VVRr
VvRR
VvRr

VVrr
VvRr
Vvrr
VvRr
vvRR
vvRr
Vvrr
vvRr
vvrr
Fenótipo: 9:3:3:1

Vendo de outra forma.
Mendel cruzou um indivíduo de sementes VVRR (amarela lisa) com um vvrr (verde rugosa), observe que ambos são puros, ou seja, homozigotos, e só podem produzir um tipo de gameta para cada indivíduo: VR das amarelas lisas e vr das verdes rugosas. Cruzando os possíveis gametas teremos em Fsomente indivíduos híbridos ou heterozigotos: VvRr. Note que sempre que cruzarmos homozigotos para todos os caracteres teremos em F1 heterozigotos.
Os heterozigotos, neste caso di-hibridos por possuírem dois caracteres distintos em analise, irá produzir 4 gametas diferentes: VR, Vr, vR e vr. Isto quer dizer que o gene para açor da ervilha (V e v) distribuí-se independentemente do gene para a forma da ervilha (R e r). Daí pode-se denominar a distribuição independente dos genes não-alelos.
Enunciando da 2ª lei de Mendel:
Na formação dos gametas os genes não-alelos distribuem-se 
independentemente, formando todas as combinações possíveis na mesma
 proporção.


0 comentários:

Postar um comentário