A corrente elétrica




A corrente elétrica é um fluxo de elétrons que circula por um condutor quando entre suas extremidades houver uma diferença de potencial. Esta diferença de potencial chama-se tensão. A facilidade ou dificuldade com que a corrente elétrica atravessa um condutor é conhecida como resistência. Esses três conceitos: corrente, tensão e resistênca, estão relacionados entre si, de tal maneira que, conhecendo dois deles, pode-se calcular o terceiro através da Lei de Ohm

Os elétrons e a corrente elétrica não são visíveis mas podemos comprovar sua existência conectando, por exemplo, uma lâmpada a uma bateria. Entre os terminais do filamento da lâmpada existe uma diferença de potencial causada pela bateria, logo, circulará uma corrente elétrica pela lâmpada e portanto ela irá brilhar.

A relação existente entre a corrente, a tensão e a resistência denomina-se Lei de Ohm: Para que circule uma corrente de 1A em uma resistência de 1 Ohm, há de se aplicar uma tensão em suas extremidades de 1V (V=R.I).
O conhecimento desta lei e o saber como aplicá-la são os primeiros passos para entrar no mundo da eletricidade e da eletrônica.

Antes de se começar a realizar cálculos, há que se conhecer as unidades de medida. A tensão é medida em Volts (V), a corrente é medida em Amperes (A) e a resistência em Ohms (ohm)

Unidades Básicas


SímboloUnidade
Aampère (unidade de corrente)
Vvolt (unidade e tensão)
Wwatt (unidade de potência)
OhmOhm (unidade de resistência)
Hhenry (unidade de indutância)
Ffarad (unidade de capacitância)
Hzhertz (unidade de freqüência)

Prefixos para indicar frações ou múltiplos de unidades


SímboloFração/Múltiplo
ppico (1 trilionésimo 10E-12)
nnano (1 bilionésimo 10E-9)
µmicro (1 milionésimo 10E-6)
mmili (1 milésimo 10E-3)
kkilo (1 milhar 10E3)
Mmega (1 milhão 10E6)
Ggiga (1 bilhão 10E9)




Conceito

A corrente elétrica consiste no movimento ordenado de cargas elétricas, através de um condutor elétrico. A corrente elétrica é definida como corrente elétrica real (sentido do movimento dos elétrons) e corrente elétrica convencional (consiste no movimento de cargas positivas).

Condutor é todo material que permite a mobilidade fácil dos elétrons, sendo os melhores condutores os metais. Quando o material não permite essa mobilidade dos elétrons , ele é dito isolante, por exemplo madeira.

Há dois tipos de corrente elétrica: corrente contínua - gerada por pilhas e baterias e corrente alternada - gerada por usinas que transformam qualquer tipo de energia em elétrica, a qual chega até nossas casas. A corrente elétrica que circula através dos resistores, pode transformar energia elétrica em energia térmica, sob efeito joule.

Fonte: http://www.mundovestibular.com.br/articles/757/1/CORRENTE-ELETRICA/Paacutegina1.html

2 comentários:

Anônimo disse...

as correntes eletricas sao muito importantes pra todos porque fornece energia para nossa casa e devemos contribuir para isso.sara portella 2010 3001

Unknown disse...

A questão de número 16, da UFRGS de 1994 está com as alternativas erradas. Mesmo que postas em notação científica, estão ali postas de maneira errada. Arrume. Abraço.

Postar um comentário