Desmatamento


Inpe registra 247,6 km² de desmatamento em outubro e novembro na Amazônia

Área equivale a mais de 150 vezes o Parque do Ibirapuera, em SP.
Monitoramento foi impedido em dezembro devido à cobertura de nuvens.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) detectou desmatamento de 247,6 km km² da floresta amazônica nos meses de outubro e novembro de 2009. A área equivale a mais de 150 vezes o Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Os dados foram divulgados pelo instituto nesta terça-feira (02).Em setembro, o Inpe havia registrado mais desmatamento que nos dois meses seguintes juntos: 400 km². Vale ressaltar, no entanto, que naquele mês a cobertura de nuvens foi consideravelmente menor.
 O acumulado de outubro e novembro de 2009 também apresentou índice menor que o mesmo período do ano anterior, quando o Inpe flagrou 894 km² de devastação - o que representa redução de mais de 70%.
 O Inpe sempre reforça, no entanto, que comparações entre períodos usando este sistema de alerta de desmatamento não são precisas justamente porque a cobertura de nuvens é inconstante. 

Foto: Ibama/Divulgação
Devido à forte cobertura de nuvens nesta época do ano, não foi possível fazer o monitoramento dos focos de devastação no mês de dezembro. A área desmatada da Amazônia Legal apontada no mês de outubro foi de 175,5 km² e, em novembro de 2009, foi de 72,1 km².


                         Deixe seu comentário após o final do texto

O Estado que apresentou maior área de devastação em outubro foi o estado do
Pará com 68 km² (39% do total no mês), seguido do estado de Mato Grosso, com 42 km² (24%). No mês seguinte, mais uma vez foi o Pará o estado que apresentou maior devastação - foram 40 km² (56%). Em seguida vem o Maranhão, com 18,7 km2 (26%).

Em operação desde 2004, o sistema Deter (Detecção do Desmatamento em Tempo Real) foi criado alerta para apoiar a fiscalização ambriental. Embora os dados sejam divulgados em relatórios mensais, seus resultados são enviados a cada quinzena ao Ibama, responsável por fiscalizar as áreas. 
Foto: Divulgação/Inpe
O sistema gera alertas para áreas de corte raso, quando os satélites detectam a completa retirada da floresta nativa, e para degradação progressiva, quando há destruição parcial da mata.

O Deter detecta apenas focos com área maior que 250.000 metros quadrados por conta da resolução dos sensores dos satélites. Além disso, devido à cobertura de nuvens, nem todos os desmatamentos com essa dimensão ou maiores são identificados.

0 comentários:

Postar um comentário